O que é reclamação trabalhista? É cobrado algum valor para entrar com ação?

Foto de Fernando Merlini

Reclamação trabalhista é o nome que damos à ação judicial apresentada pelo trabalhador contra a empresa para a qual trabalhou ou ainda esteja trabalhando.

Na mesma reclamação trabalhista podem ser feitos diversos pedidos, ex: adicional de insalubridade, horas extras, dano moral, etc, ou seja, com uma só ação é possível se discutir todas as questões referentes ao contrato de trabalho.

Importante ressaltar que, diversamente do que é dito por ai, se a pessoa entra com reclamação trabalhista não terá dificuldade de conseguir novo emprego, não ficará com o nome sujo, etc.

É importante que se procure um advogado especialista em direito do trabalho, pois infelizmente vemos no dia a dia muitos advogados que, por não terem o conhecimento adequado na área trabalhista, acabam por prejudicar seus clientes.

Por fim, salientamos que a CLBM Sociedade de Advogados não cobra nenhum valor para ingressar com as ações trabalhistas e nem mesmo durante o processo, mas somente ao final, quando é cobrado o importe que varia de 20% a 30% sobre o valor efetivamente recebido pelo trabalhador, ou seja, caso o trabalhador não vence o processo, nós também não recebemos nada, o que nos obriga a nos empenharmos nos processos, pois caso contrário, não recebemos.

Elaborado por: Dr. Fernando Merlini. Advogado Trabalhista com escritório na Cidade de Diadema, ABC, São Paulo, SP.

Share this post: 
Foto de Fernando Merlini
Fernando Merlini
Advogado graduado em 2002 pela Faculdade de Direito São Bernardo do Campo. Professor e palestrante em diversos temas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional e Administrativo. Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Pós-Graduando em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito. Sócio do escritório Corradi e Merlini Sociedade de Advogados, situado no ABC paulista, onde gerencia o setor de Direito do Trabalho e Previdenciário, atuando, principalmente, como advogado de empresas. Possui vasta experiência na elaboração de pareceres (legal opinion) e auditorias trabalhistas (due diligence). É membro ativo do CIESP – São Bernardo do Campo e da OAB – Subsecção Diadema, nesta como um dos coordenadores da Assistência Judiciária.